Enter your keyword

SOBRE

Amebas Testáceas ou Tecamebas, incluem as amebas que se protegem numa casca ou teca, e se distinguem, portanto das amebas “nuas”. São protozoários que pertencem aos Filos Amoebozoa – que projetam “lobos digitiformes” – e Cercozoa – com projeções filiformes (como filamentos finos e longos). 

As tecamebas podem ser encontradas numa infinidade de locais em nosso planeta: nos solos e na orla marinha; todos os tipos de águas doces, salobras, quentes ou geladas; sedimentos de lagos e de rios; sobre e sob folhas, raízes e troncos (sejam em ambientes aquáticos ou terrestres); entre todos os tipos de musgos e líquens: em “águas de reserva” nas bromélias e entre a matéria vegetal em decomposição (húmus, serrapilheira) de muitos biótopos.

O grupo é considerado de distribuição cosmopolita, apesar de serem conhecidas espécies de ocorrência restrita a certos ambientes e regiões do planeta. Os estudos das últimas décadas indicam que várias espécies de amebas testáceas são sensíveis às variações ambientais e climáticas e por isso podem ser utilizadas como bioindicadores, além de aplicações na paleontologia.

A divulgação das espécies encontradas tem como objetivo facilitar na identificação dos táxons, além de contribuir com a distribuição das tecamebas no território brasileiro e no mundo, nos seus respectivos habitats e biomas.

A apresentação dos táxons está dividida nos Filos Amoebozoa e Cercozoa e em cada um desses grupos, os gêneros e espécies seguem em ordem alfabética – sem referência às Famílias. Segue uma breve descrição dos aspectos da teca; do local de coleta e da distribuição no mundo (normalmente no país que foi descrita a espécie) e das regiões do Brasil (de acordo com as minhas amostragens). Sobre as dimensões das tecas é informado o número de medidas obtidas durante os meus registros, além da variação milimétrica encontrada e comentários sobre a coincidência com aquelas reportadas pelos autores/taxonomistas. Não foi utilizado a barra de escala nas fotos publicadas, deve-se portanto consultar os tamanhos das tecas no item Dimensões (em µ). Para cada gênero de AMOEBOZOA apresenta-se um Quadro contendo as principais características que determinam cada espécie em comparação com as demais e também o habitat de coleta. 

Citação da sua consulta:

Para citar: Gomes e Souza, M.B. in: www.tecamebas.com.br, consultado em dia/mês/ano.

Direitos Autorais

Todas as imagens no site – www.tecamebas.com.br – são de minha propriedade, salvo indicação em contrário. No caso de desejar fazer uso de alguma imagem – em publicação científica (artigos, teses, etc) – solicite por escrito (contato pelo email : tecamebas@gmail.com). Qualquer cópia ou download dessas imagens por qualquer meio para uso comercial ou não comercial, sem minha permissão por escrito ou a permissão do proprietário dos direitos autorais, é ilegal.