Plagiopyxis sp 1
Aspectos da teca: Circular ou levemente oval em vista dorsal e elíptica em vista lateral, inflada no centro do dorso e com leve depressão na região oral. Revestimento de plaquetas silicosas transparente. Abertura invaginada, sob projeção da face dorsal. PS visível, ovalado e estreito.
Dimensões e Média (em µm): Diâmetro=45×51 – 82×90 (64×69); Altura=23-46 (35,5); PS=3×9 – 15×36 (7×23). As medidas (n=34) não coincidiram com as espécies já descritas.
Local de coleta: Em musgos de cascas de árvores e. em rochas nas margens de ambiente aquático.; Sphagnum sp em solos turfosos; Serrapilheira.
Distribuição: Brasil: regiões centro-oeste, norte, sul e sudeste.
Observação: Os aspectos morfológicos dos espécimes são semelhantes à P. declivis, mas a altura da teca nos espécimes são inferiores e visão da Abertura distinguem esse táxon, que provavelmente é novo.




P. sp1 – Figuras: (A,B e D ): Vista oral e (C): lateral – Exemplares do entorno do Parque Estadual da Serra do Itajaí/SC, da Reserva Ducke, Manaus/AM e da zona rural da zona rural de São José dos Ausentes/RS..