Enter your keyword

Netzelia sp 5 

Aspectos da teca: Oviforme, com estreitamento e colar quitinoso circular na abertura. Presença de 1-3 cornos, localizados no fundo da teca, de formatos e tamanhos distintos. Revestimento com idiossomas e xenossomas (partículas chatas, bastões e outros elementos), superfície lisa e transparente. PS com 3-lobos. 

Dimensões e Média (em µm): Comprimento=75-90(83); Largura=57-75 (64); PS=1218 (16). As medidas (n=12) e as razões de C/L =1,2-1,4 e de L/PS=4,7-6,8 não coincidiram com os valores encontrados para as espécies descritas.  As medidas de C e de L são superiores e o PS é menor em relação  às de N. oviformis e, ainda as razões são distintas.

Local de coleta: Em ambientes lênticos e em “wetlands”. 

Distribuição: Brasil: regiões centro-oeste, norte e sudeste. 

Observação: Os aspectos da teca com a abertura trilobada remete à N. oviformis, mas as medidas distintas e a presença do colar na abertura e dos cornos no fundo, distinguem esse novo táxon.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)

N. sp 5 – Figuras (A, B e C): vista dorsal e (D e E): vista da abertura com o PS trilobado  Exemplares do Parque Estadual do Rio Doce/MG, da APA do Igarapé Gelado/PA e da zona rural de Catalão/GO..