Enter your keyword

Nebela cf. orbicularis  (Deflandre, 1936) Kosakyan et al., 2025

Aspectos da teca: Oviforme-larga com breve pescoço, comprimida e com borda (quilha) lateral oca, perceptível quando vista na lateral. PS reto, com lábio tênue.

Dimensões e média (em µm): Comprimento=185-198 (182); Largura=139-152 (138); PS=36-46(39). As medidas (N=4) e as razões de C/L = 1,2-1,3 (1,3) e L/PS=3,2-4,0 (3,5) mostraram dimensões ligeiramente inferiores às citadas pelos autores para a largura da teca e “aparentemente” maiores para a Abertura (não há dados publicados para as dimensões do PS).

Local de coleta: Em musgo: Spahgnum sp. em altitudes superiores a 1.200m.

Distribuição: Brasil: região sudeste.

Observação 1 : Esta espécie foi descrita como uma variedade de Gibbocarina galeata, da qual difere por sua forma arredondada e quilha menor. Mas Kosakyan et al. (2016) preferiram manter esta espécie no gênero Nebela até que seja determinado seu código genético.

Observação 2 : Há necessidade de confirmação dos espécimes encontrados, que apresentaram discretas diferenças na largura da teca, mas com medidas compatíveis com a espécie Nebela orbicularis. Esses espécimes diferem de Gibbocarina sp 2, encontrados em ambientes aquáticos, que apresentaram tecas mais estreitas.
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(F)

N. cf. orbicularis– Figuras: (A a C): Vista dorsal; (D): Vista do fundo; (E): Lateral e (F) Abertura – Exemplares do Parque Estadual da Serra do Papagaio/MG.