Enter your keyword

Euglypha australica Playfair, 1917

Aspectos da teca: Oviforme-alargada no fundo e estreitando em direção à abertura. Presença de 4 espinhos homogêneos e equidistantes, relativamente grossos e apontados, no fundo da teca. As escamas do corpo são do tipo “escutiformes”. Abertura circular, relativamente pequena e escamas com denticulação “decrescente”. Playfair cita a presença de 1 a 5 espinhos e também a ausência deles.

Dimensões (em µm): Comprimento=63-120; Largura=33-62; PS=12-30; Compr.-Espinho=21-30. As medidas (n=7) foram coincidentes com as do autor.

Local de coleta: Ambientes lênticos (lagoas rasas).

Distribuição: Brasil: regiões centro-oeste e sudeste.

Observação: Decloitre, 1962 reporta que E. australica é uma sinonímia de E. acanthophora distinguindo somente pelas “grandes dimensões”. Mas os espécimes observados coincidem com as descrições de Playfair, com a teca mais alargada, abertura menor e com poucos espinhos no fundo da teca, que são mais robustos e equidistantes.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)

E. australica – Figuras (A até D) – Exemplares dos Parques: Nacional Chapada dos Veadeiros/GO e Estadual Veredas do Peruaçu/MG e (E): desenho esquemático (sem escala) publicado por Playfair, 1917.