Enter your keyword

Difflugia sp 6

Aspectos da tecaOviforme, podendo apresentar elementos salientes, na região do fundo da teca, como se fosse um corno, ou às vezes um “tubo pequeno” . Revestimento de partículas de tamanhos variado (incluindo frústulas e outros elementos orgânicos translúcidos) dispostos na superfície “como soltos”, superfície muito rugosa. PS circular ou irregular, podendo apresentar pequenas pedras pontiagudas, como dentes.. 

Dimensões e Média (em µm): Comprimento= 79 -139,5 (108); Largura=47-89 (69); PS= 17-31 (24). As medidas (n=31) e as razões C/L=1,4-1,8 (1,6) e L/PS=2,2-3,4(2,8).. 

Local de coleta: Rizosfera de ambiente lótico. Serrapilheira.

DistribuiçãoBrasil: regiões norte e centro-oeste. 

Observação: Não foram encontradas espécies semelhantes. Os principais aspectos que distinguem esse táxon são as peças da teca muito irregulares, deixando a superfície muito rugosa, com elementos salientes e a presença de dentículos no PS.  Provavelmente um novo táxon.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(F)

D. sp 6 – Figuras (A a D): vista frontal e (E e F) oral – Exemplares de afluentes do Rio Teles Pires, Sinop e do Rio Ivaí, Chapada dos Guimarães/MT; da Reserva DUcke/AM e do Parque Nacional das Emas/GO.