Difflugia sp 5
Aspectos da teca: Piriforme, pouco larga na porção superior, com fundo redondo, estreitando pouco em direção à abertura. Revestimento de partículas de tamanhos variados, contorno rugoso, aspecto cinza-escuro. Abertura circular.
Dimensões e Média (em µm): Comprimento = 133-177 (147); Largura= 53-68 (58); PS=23-30 (26). As medidas (n=7) e as razões C/L = 2,5-2,6 (2,5); L/PS = 5,0-6,4 (5,7) não coincidiram com as espécies publicadas.
Local de coleta: Rizosfera em ambientes lóticos.
Distribuição:Brasil: regiões centro-oeste, norte e sul.
Observação 1: Os exemplares registrados coincidem com a morfologia e razões entre as medidas reportadas por Ogden, 1983 para D. paulii, mas as dimensões dessa espécie são menores (Comprimento máximo < 130µ) e a estrutura da concha é lisa e transparente, distinguindo dos exemplares observados. Provavelmente um novo táxon.
Observação 2: A espécie D. paulii Ogden, 1983 foi indicada como sendo sinonímia de Difflugia oblonga var. elongata Van Oye, 1953, mas apesar das dimensões fornecidas pelos dois autores serem próximas, a morfologia apresentada por Ogden não corresponde ao desenho e descrição dada por Van Oye. Há uma discrepância entre as razões calculadas para as Medidas – Comprimento, Largura e Abertura – que caracterizam conchas com paredes paralelas (e com discreto corno apical) para D. oblonga elongata e conchas piriforme-estreitas, com abertura relativamente maior para D. paulii. Diante disso, considero que são 2 (duas) entidades distintas, não comparáveis.



D. sp 5 – Exemplares da Reserva Ducke, Manaus/AM e das zonas rurais de Florianópolis/SC e de Nobres/MT.