Difflugia sp 4
Aspectos da teca: Piriforme, afinando em direção à região do PS, corno curto e afinado. Revestimento de partículas de quartzo de tamanhos variado e superfície levemente rugosa. Abertura (PS) circular com “dentes afiados” disposto regularmente nas bordas, formados com cimento hialino, invaginado para o interior.
Dimensões (em µm): Comprimento=105; Largura=66; PS=21; Compr.-corno=15. As medidas (n=1) e as razões C/L =1,6 e L/PS=3,1 calculadas não coincidem com as espécies “acuminadas” ou “denteadas” descritas.
Local de coleta: Em ambiente lótico.
Distribuição: Brasil: região centro-oeste.
Observação: As espécies mais semelhantes, com o PS “denteado” são: D. rubenses, D. echinulata e D. sinuata, mas as características da teca (inclusive dimensões) e também devido a presença do corno apical, não coincidem. A principal característica que distingue esse provável táxon novo é a presença de corno apical e dos “dentes” no PS. Como só há registro de 1 espécime, a confirmação do táxon novo necessita de mais dados.
D. sp 4 – Figuras (A): vista frontal e (B): vista da abertura da teca (PS). Exemplar de afluente do Rio Teles Pires, Sinop/MT.