Difflugia papillomata Gauthier-Lievre & Thomas,1958
Aspectos da teca: Oviforme, amarelada ou amarronzada, com colar alto e dobrado para parte externa constituído de material orgânico. Revestimento de material endógeno, superfície lisa ou “levemente mamilomada”. Abertura com 3-5 lobos arredondados.
Dimensões e Média (em µm): Comprimento=87-135 (108,5); Largura=66-105 (80); PS=24-36 (30). As medidas (n=10) estiveram com alguns valores acima ou abaixo do descrito, mas as razões C/L = 1,3-1,4 e as de L/PS = 2,2-2,5 foram coincidentes com as do autor.
Local de coleta: Em lagoas marginais “wetlands”.
Distribuição: Brasil: regiões sudeste e centro-oeste.
Observação 1: Os autores citam 5 lobos na abertura, mas foram vistos 3 e 4 lobos.
Observação 2: Como o material que forma a teca dessa espécie é semelhante à Netzelia e não totalmente exógeno como determinado para o gênero Difflugia, certamente esse táxon deverá sofrer mudanças. Mas como ainda não ocorreram estudos sobre o reposicionamento taxonômico, esse táxon permanece como foi descrito.
D. papillomata – Figuras (A e B): vista dorsal ,(C e D): Desenho esquemático (sem escala) com detalhe do pescoço e do PS lobado e (E e F) detalhe do PS – Exemplares do Parque Estadual Veredas do Peruaçu/MG e da zona rural de Catalão/GO.