Cyphoderia ampulla Ehrenberg, 1840
Aspectos da teca: Piriforme alongada e encurvada, com breve pescoço curvo. Transparente, amarelo-dourada e com escamas delicadas e regulares. Abertura circular. Veja o vídeo: https://youtu.be/luCpzymMPoI ( O espécime filmado é um exemplar da Ilha de Florianópolis/SC)
Dimensões e Média (em µm): Comprimento=72-144 (108) Largura=30-57 (44); PS=6-21 (14). As medidas (n=27) foram coincidentes com as do autor.
Local de coleta: Rizosfera e plâncton de ambientes aquáticos.
Distribuição: Cosmopolita. Brasil: regiões: centro-oeste, sudeste, sul e norte.
Observação: Todorov et al, 2009 discutem se essa espécie forma um “complexo” devido a variedade de formas e aspectos da teca distintos. Os aspectos diferenciados das escamas mais imbricadas que distinguem a espécie C. trochus Penard, 1899 (como visto na Figura C) e do fundo da teca mais aplainado para a variedade C. ampulla v. thomasi Chardez, 1956 (Figura D), assim como tecas com “mamilo” no fundo – C. ampulla virtae Penard e Wailes, 1911-, como visto na Figura E, provavelmente não são suficientes para compor um táxon diferente de C. ampulla.
C.ampulla – Figuras: (A, C e D): Vista dorsal e (B ): Oral. Exemplares do Parque Nacional Cavernas do Rio Peruaçu, lagoa marginal do Rio Paraúna, Gouveia, zona rural de Itabirito/MG. (E): Desenho esquemático (sem escala) da vista lateral – Exemplar do Córrego Curral, Tres Marias/MG.