Enter your keyword

Cyclopyxis sp 5

Aspectos da Teca: Contorno e abertura circular em vista ventral e hemisférica “baixa” em vista lateral. Revestimento de pequenas pedras e plaquetas. Abertura circular, invaginada, relativamente grande.

Dimensões e Média (em µm): Diâmetro=37-87 (63); Altura: 22-56 (39); PS=16-38 (28). As medidas (n=33) e as Razões: D/A=1,4-1,9 (1,6),A/PS=1,2-1,6 (1,4)  e PS/D=0,38-0,47 (0,43) não coincidiram com as espécies descritas.

Local de coleta: Rizosfera de ambientes aquáticos; Serrapilheira. Sphagnum sp.

Distribuição: Brasil: regiões norte, centro-oeste, sudeste e sul.

Observação: Difere das espécies mais semelhantes: C. arcelloides e C. eurystoma pelas dimensões inferiores para a altura e diâmetro da abertura. As razões das medidas são próximas de Cyclopyxis sp 6, mas essa espécie possui maiores dimensões  é relativamente mais alta (em vista lateral) e tem a Abertura relativamente menor, quando comparada com C. sp 5. O habitat, também foi distinto, pois C. sp 5 foi amostrada nas margens dos ambientes lóticos e na serrapilheira da mata amazônica e nos musgos da Serra Gaúcha, isto é:  ambientes mais úmidos. Provavelmente um novo táxon.

(A)
(A)
(C)
(D)
(E)

C. sp 5 – Figuras: (A e B: Vista oral e (C e D): Lateral ; (E): tecas “mãe e filha”- Exemplares do Canion Montenegro, São José dos Ausentes/RS, da Reserva Ducke, Manaus/AM, do afluente do Rio Ivaí, Chapada dos Guimarães/MT e da área rural de Florianópolis/SC.