Enter your keyword

Centropyxis sp 14

Aspectos da Teca: Oviforme-alargada em vista ventral e muito abaulada na parte posterior e deprimida sobre a abertura (perfil como um “gorro”). Em perfil, fica perceptível uma “sutura” que separa as duas regiões: oral e dorsal da teca. Revestimento transparente e translúcido, com superfície lisa ou rugosa. Abertura circular-oval, bem definida, provida de lábio quitinoso, relativamente grande, invaginada, contornada por pedras maiores.

Dimensões e Médias (em µm): Comprimento= 74-129 (105); Largura = 54-78 (69); Altura máx= 49-73 (63); PS=17×31-29×43 (24×36).  As medidas (n=18) e as Razões C/L = 1,4-1,7 (1,5) C/A = 2,0-3,0 (2,9) não coincidiram com as espécies já publicadas.

Local de coleta: Musgos e rizosfera de plantas aquáticas em ambiente lótico.

Distribuição: Brasil: regiões centro-oeste e norte.

Observação: Stepanek, 1967 cita uma subespécie : C. constricta v. pyriformis muito semelhante aos espécimes, principalmente pelas dimensões da altura máxima e o formato “piriforme” em vista lateral. No entanto o aspecto geral é distinto do desenho publicado pelo autor, que reportou para tecas mais estreitas com o diâmetro da abertura menor.  Provavelmente um novo táxon.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(F)

C. sp 14 – Figuras (A a C ): Vista oral, (D a F): perfil- lateral   – Exemplares da Reserva Ducke, Manaus/AM.