Centropyxis cf. rioplatensis Boltovskoy e Lena, 1974
Aspectos da Teca: Oviforme, elíptica em vista lateral, aspecto liso, regular e transparente, de cor marrom-amarelada. Abertura invaginada, grande e elíptica.
Dimensões e Média (em µm): Comprimento=99-193 (132); Largura=54-120 (79); Altura máx.: 43-102 (63); PS=24×31,5 – 51×71 (36×49). As medidas (n=24) – foram registradas em 19 (dezesseis) locais distintos e as razões de C/l =1,4-2,0 (1,7) coincidiram com as dos autores.
Local de coleta: Em ambientes aquáticos; musgos muito úmidos em solo turfoso; Serrapilheira.
Distribuição: Argentina. Brasil: regiões norte, centro-oeste, sudeste e sul.
Observação: Assemelha-se à C. rioplatensis, de acordo com as medidas de comprimento e largura, mas os autores não reportaram sobre a Abertura e perfil lateral das conchas, impossibilitando a confirmação dos espécimes. Há semelhança também com C. elongata ou C. constricta, mas as dimensões e textura da teca são distintas, além da abertura com maiores dimensões. Espécie comum e frequente, tanto em lagoas rasas quanto na rizosfera de ambientes lóticos e na serapilheira.





C. cf. rioplatensis- Figuras (A a C): Vista oral e (D e E): lateral – Exemplares da zona rural de Itaituba, PA, da Reserva Ducke, Manaus/AM e dos Parques: Nacional Chapada dos Veadeiros, de Brasília/GO e Municipal Dunas da Lagoa da Conceição/SC.