Enter your keyword

Centropyxis laevigata Penard, 1890

Aspectos da Teca: Circular ou ligeiramente oviforme, abaulada no fundo e comprimida próximo ao PS em  vista lateral. Revestimento quitinoso, de aspecto liso (amarelada) transparente, contorno regular, raramente com material aderido. Abertura circular ou oval, invaginada, com fino lábio. Em vista lateral observa-se projeções da abertura que formam um tubo até a superfície anterior.

Dimensões e Média (em µm): Diâmetro=32×64-171X161 (105×116); Altura: 31-73 (55); PS=9XX10-33×41 (24×29).  Algumas medidas (n=20) para a altura da teca estiveram superiores e as demais coincidiram com as do autor.

Local de coleta: Musgos úmidos em rochas e em troncos de árvores; Serrapilheira.

Distribuição: Europa. Brasil: regiões centro-oeste, norte, nordeste, sudeste e sul.

Observação: Schönborn et al, 1983 reportam para a descrição dessa espécie com um aspecto distinto de Penard, 1890, Notadamente, no que se refere à altura da teca em vista lateral: Segundo Penard, as tecas são altas e não comprimidas sobre o PS, enquanto Schönborn apresenta os espécimes comprimidos sobre a abertura e mais altos na porção posterior, em vista lateral. Esses aspectos descritos por Schönborn foram também os observados nas tecas observadas em vários biótopos do Brasil.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)

C. laevigata- Figuras (A a C ): Vista oral e (D e E): lateral – Exemplares da Reserva Ducke, Manaus/AM do Parque Municipal Lagoinha do Leste/SC e da zona rural de Brumadinho/MG.