Enter your keyword

Argynnia caudata Leidy, 1879

Aspectos da Teca: Piriforme alargada (algumas tecas quase circulares),, transparente e pouco comprimida. Presença de 2-6 cornos no contorno da teca de tamanhos variados. Abertura circular-crenulada com fino lábio. É visível o prolongamento da estrutura da teca para a formação do corno.

Dimensões e Média (em µm): Comprimento= 66-90 (79); Largura= 55-75 (65); PS=16-25 (22); Comprimento-corno= 9-22. As medidas (N=24) e as razões: C/L = 1,1-1,3 (1,2) e L/PS = 2,0-3,3 (3,0) foram coincidentes com as do autor.

Local de coleta: Rizosfera de ambiente lótico; Musgos secos e úmidos em rochas; Em Sphagnum sp sobre turfa. em Serrapilheira.

Distribuição: América do Sul, Europa. Brasil: regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte.

Observação: Veja o vídeo: https://youtu.be/lt_aUHQwo7c : Um Rotífero-Bdelloideo aproveita a teca vazia de um espécime para se abrigar. O exemplar foi filmado de uma amostra coletada na Reserva Ducke, Manas/AM.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)

A. caudata – Figuras: (A, B, C e E): Vista dorsal e (D): oral. Exemplares dos Parques: Estadual do Ibitipoca/MG: Nacional das Emas/GO; Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição/SC e da Reserva Ducke, Manaus/AM.