Arcella crenulata Deflandre, 1928
Aspectos da Teca: Hemisférica baixa, circular ou ondulada (com fossetas) com ou sem colar na região oral invaginada e abertura levemente ou fortemente crenulada. Vista lateral as bordas podem variar entre lisa-arredondada ou dobrada como aba de chapéu.
Dimensões e Média (em µm): Diâmetro=87-192 (127); Altura= 36-86 (54); PS=18-46 (31). Algumas das medidas (n=33) estiveram inferiores ou superiores às do autor.
Local de coleta: Rizosfera de plantas em ambientes lóticos e lênticos e comum em “wetlands”. Em musgos úmidos em solos; Serrapilheira
Distribuição: América do Norte e Sul. Brasil: regiões centro-oeste, norte, sul e sudeste.
Observação: As descrições do autor referem-se a uma variedade de A. vulgaris com uma calota mais alta e não incluem teca ondulada e com colar. Nas minhas amostras alguns espécimes apresentaram as características de A. vulgaris (incluindo anel na abertura e às vezes a ondulação da teca), como pode ser visto nas Figuras (A), (B) e (C). Mas outras não apresentaram a borda típica e a ondulação da abertura a qual apresentou-se mais irregular, como visto nas Figuras (D), (E) e (F).
A. crenulata – Figura: (A, B, E e F): vista oral e (B e D): vista lateral. Exemplares dos Parques: Estadual Veredas do Peruaçu; Nacional Chapada dos Veadeiros/GO e Municipal Dunas da Lagoa da Conceição/SC e da Reserva Ducke, Manaus, AM.