Lesquereusia sp 2 (L. ovalis Gauthier-Lievre & Thomas, 1959)
Aspectos da Teca: Circular ou redonda com pescoço muito curto, às vezes não perceptível, e pouco comprimida. Revestimento de espículas/bastonetes levemente curvados ou retos e finos. Aparência translúcida.
Dimensões (em µm): Comprimento = 102-185 (132); Largura=80-161 (113); PS=18-48 (32); Altura-pescoço= < 6. As medidas (n=16) – registradas em 8 locais distintos – e a razão C/L= 1,1-1,2 (1,1) não coincidiram com as espécies reportadas.
Local de coleta: Rizosfera de ambiente aquático.
Distribuição: Brasil: regiões sudeste, sul e centro-oeste.
Observação: Há semelhança com L. ovalis Thomas & Gauthier-Lièvre, 1959, mas a descrição dessa espécie cita um “corpo oval” – razão C/L >1,3 – e aparência semelhante à L. mimética” e com menores dimensões – c<,110µ. O autor cita, ainda, que os bastonetes da Abertura são dispostos verticalmente, em vista dorsal, esse foi um aspecto que ocorreu em alguns espécimes, mas não em todos. Há possibilidade de que os espécimes encontrados no Brasil sejam da espécie L. ovalis descrita para a África, aceitando que as os diferentes aspectos morfológicos sejam inerentes ao fenótipo da espécie.
L sp 2 – Exemplares do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros/GO; das zonas rurais de Augusto de Lima/MG e de Mateiros/TO.