Enter your keyword

Netzelia sp 1

Aspectos da teca: Oviforme ou Piriforme, podendo apresentar elementos salientes, na região do fundo da teca, como se fosse um corno, ou às vezes um “tubo pequeno”. Revestimento de partículas de tamanhos variado (incluindo frústulas e outros elementos orgânicos translúcidos) dispostos na superfície “como soltos”, superfície muito rugosa, Aspecto transparente e amarelada. PS circular ou irregular, denteado formado por pequenos dentes quitinosos.

Dimensões e Média (em µm): Comprimento= 79 -139,5 (111); Largura=46-87 (70,5); PS= 17-31 (24). As medidas (n=35) e as razões C/L=1,4-1,8 (1,6) e L/PS=2,2-3,4(2,8).

Local de coleta: Rizosfera de ambiente aquático (inclusive “Wetland”). Serrapilheira.

Distribuição: Brasil: regiões norte, nordeste, sul e centro-oeste.

Observação: Os principais aspectos que distinguem esse táxon são as peças da teca muito irregulares, deixando a superfície muito rugosa, com elementos salientes e a presença de dentículos no PS. Tem semelhança com N. sp 6, mas difere pelos aspectos do revestimento da teca e por não apresentar um colar na Abertura. Provavelmente um novo táxon.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(F)
(G)
(H)
(I)
(J)

N. sp 1 – Figuras (A a D): vista frontal e (E A j) oral – Exemplares da zonas rurais da Chapada dos Guimarães/MT, de São Tomé das Letras/MG e de Porto Seguro/BA e da Reserva Ducke/AM .