Difflugia curvicaulis Penard, 1899
Aspectos da teca: Piriforme ou cilindriforme com pequeno corno apical, que na maioria das vezes está curvado ou torto. Revestimento com peças e cimento transparentes e aspecto muito translúcido. Superfície lisa, ás vezes com material aderido. Abertura circular, sem lábio.
Dimensões e Média (em µm): Comprimento (sem o corno)=124-181 (153); Largura=42-71 (58); PS=22-38,5 (28); Comprimento-corno= 9-18. As medidas (n=14) estiveram inferiores às reportadas pelo autor, que reportou somente as medidas de Comprimento (C=170-200). As razões calculadas foram: C/L = 2,3-3,1 (2,7) e as de L/PS = 1,8-2,4 (2,0).
Local de coleta: Em ambientes lênticos. Todos os exemplares foram coletados em ambientes rasos, com presença de plantas aquáticas e detritos em decomposição (típicos de lagoas marginais).
Distribuição: Brasil: regiões norte, centro-oeste, sul e sudeste.
Observação: Os aspectos descritos por Penard : teca translúcida e corno apical curto e torto foram coincidentes com os exemplares encontrados que apresentaram medidas inferiores às reportadas, em sua maioria.
D. curvicaulis – Figuras: (A a C e E): vista dorsal e (D): Desenho (sem escala) de exemplar de lagoa marginal do Rio Paraúna (Gouveia/MG) e detalhe do PS circular. Exemplares do Parque Municipal Dunas da Lagoa da Conceição/SC, da zona rural de Buritizeiro/MG e de lagoa marginal do Rio Teles Pires, Sinop/MT.