Difflugia sp 15
Aspectos da teca: Piriforme, formando pescoço, com o fundo arredondado e levemente comprimida. Revestimento de partículas pequenas e médias, transparente ou fosca e superfície rugosa, às vezes com elementos aderidos. Abertura (PS) circular, oval ou “retangular”, sem lábio.
Dimensões e Média (em µm): Comprimento=67-95 (80); Largura=31-49 (42); Prof.- Lateral= 15-29; PS (maior medida) =12-19 (15). As medidas (n=15) e as razões C/L =1,6-2,3 (1,9) e L/PS=1,9-3,5 (2,8) não coincidiram com as espécies descritas.
Local de coleta: Musgos muito úmidos nas margens de ambientes aquáticos.
Distribuição: Brasil: região sul.
Observação: Assemelha-se à H. lucida (Penard, 1890), pelo aspecto da teca comprimida. Mas os espécimes observados possuem o formato bem marcado com pescoço e a composição da teca varia de mais escura e mais fosca a transparente, aspectos distintos de H. lucida. Provavelmente um novo táxon.
D. sp 15 – Figuras: (A e B): Vista dorsal; (C e D): Lateral e (E e F): oral – Exemplares do entorno dos Parques: Nacional da Serra do Itajaí e Estadual da Serra do Tabuleiro/SC da zona rural de Anitápolis/SC.