Enter your keyword

Difflugia sp 10

Aspectos da teca: Piriforme-alargada com um corno  apical, que pode ser bem curto ou mais alongado (curvo ou apontado) translúcida. Revestimento de partículas esparsas – material variado, incluindo frústulas e quartzo-, cimento transparente e superfície lisa, às vezes com elementos aderidos. Abertura (PS) circular ou irregular, sem lábio.

Dimensões e Média (em µm): Comprimento=48-73 (62,5); Largura=33-47,5 (42); PS=18-32 (25); Compr.-corno = <20; As medidas (n=23) – registradas de 10 locais distintos  e as razões C/L =1,2-1,7 (1,5) e L/PS=1,4-1,9 (1,7) e de C/PS=1,9-3,4 (2,5)  não coincidiram com as espécies descritas.

Local de coleta: Em ambiente aquáticos – lagoas rasas e “wetland”.

Distribuição: Brasil: regiões sudeste, centro-oeste, norte e sul.

Observação: Assemelha-se à Cylindrifflugia elegans e à D. bacillariarum, mas os exemplares possuem tecas menores e mais largas, com PS relativamente maior e o revestimento não é obrigatoriamente composto por frústulas de diatomáceas. Provavelmente um novo táxon.

D. sp 10 – Exemplares dos Parques:: Estadual do Rio Doce/MG e Municipal Dunas da Lagoa da Conceição/ SC; da Reserva Ducke, Manaus/AM e da zona rural de Nobres/MT.