Trigonopyxis arcula (Leidy, 1879) Penard, 1912
Aspectos da teca: Circular em vista ventral. O revestimento e o aspecto das tecas são variados, podendo apresentar superfície lisa ou rugosa, transparente ou escura A altura da teca também pode variar e se apresentar como uma “calota” ou mais alta, de formato hemisférico. Abertura central, invaginada, com 3-lobos digitiformes ou triangular ou irregular, sempre cercada por um anel de cimento orgânico, com uma segunda parede membranosa interna.
Dimensões e Média (em µm): Diâmetro=90-126 (105); Altura=36-85 (59); PS=15×21-32,5×46 (24×27). As medidas (n=30) foram coincidentes com as do autor.
Local de coleta: Rizosfera de ambientes lóticos, “wetlands”; Musgos úmidos; Serrapilheira.
Distribuição: Cosmopolita. Brasil: regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte.
Observação: Essa é uma espécie muito comum em todos os tipos de ambientes. São encontradas tanto em ambientes preservados quanto antropizados, secos e muito úmidos. A forma e tamanho da abertura pode variar muito numa mesma população.
T. arcula – Figuras: (A a D): vista oral e (E): lateral. Exemplares dos Parques Nacionais: da Canastra e das Cavernas do Peruaçu/MG de afluente do Rio Ivaí, Chapada dos Guimarães/MT e da Reserva Ducke, Manaus/AM.